Depoimentos

Trabalho em Equipe

“- Penso que sempre que há uma formação de qualidade a gente tem que indicar!”

Marcelo José Franco

Diretor Administrativo e Financeiro da INSA – Araras – SP

 

“Eu venho da indústria, uma área bem formal, onde existem processos bem definidos há anos e um dos desafios era usar isso dentro da nossa comunidade.”

“Estes treinamentos com estas novas ferramentas, tem me ajudado muito porque trouxeram esta visão também ao grupo e isso me ajudou, inclusive na minha adaptação na formatação escolar.”

“Estas ferramentas têm ajudado bastante e já está em uso, o que demonstra a vontade de usá-las não só por mim, mas pelos outros que fazem parte do nosso time. Elas têm ajudado, tem facilitado e vão facilitar ainda mais.”

“Uma das percepções que eu tive no começo, em algum momento, foi à falta de sintonia, não a falta de sintonia com relação a quem somos, ou quem queremos ser, mas na sintonia da gestão. Você percebia que havia muito coisa boa em outras escolas, como também outras escolas que ainda careciam de algum suporte, e este tipo de treinamento faz com que haja um padrão, você não pode pensar em crescer sem que haja uma harmonia de ideias, um padrão de se fazer, de como fazer e para que fazer.”

“Então, entendo que agora há um idioma mais homogêneo entre escolas e este curso tem feito isso. Na participação vemos que os questionamentos são sempre no “nós” e não no “eu”, isso é muito importante. Este padrão de trabalho tem ajudado e vai ajudar muito mais.”

“Para mim, valeu a pena ter feito esta formação pelo lado pessoal, pela integração com o grupo de trabalho e com a rede da inspetoria, por aprender as ferramentas que estão sendo expostas e também pelo grupo no total. Já havia uma conexão fácil entre nós, mas este treinamento deixou, ainda mais, a porta aberta para o intercâmbio e a partilha de boas e más experiências, principalmente boas, mas também as más para termos precaução para alguma ideia futura.”

“Com certeza a integração e partilha de ideias e vivências foi fundamental para o sucesso deste treinamento. Penso que sempre que há uma formação de qualidade a gente tem que indicar. Tanto o conteúdo, quanto as ferramentas e o modelo aplicado foram bons e sim, eu recomendo!”

Coaching de Liderança

“- Eu recomendaria um treinamento de Coaching para todas as pessoas, independente do seu seguimento profissional!”

Wellington de Oliveira
Reitor do Centro Universitário Tereza D’Ávila – FATEA – Lorena – SP

“Eu estou gostando muito do desenvolvimento do workshop, eu penso que todas as pessoas deveriam fazer um treinamento de Coaching, o Coaching traz para nós ferramentas para pensar situações, que em um dado momento parece incômodo e incerto, mas quando você começa a entender que isso pode transformar a situação onde você se encontra é muito interessante.”

 “Eu tenho visto tanto no treinamento anterior que eu já participei (Trabalho em Equipe), quanto agora neste treinamento que eu estou participando (Coaching de Liderança), como estes instrumentos são bem organizados para que você possa fazer uma gestão da vida. E fazer gestão da vida não é simplesmente no trabalho, ou familiar, ou amorosa, mas são todas estas coisas entrando em equilíbrio. O workshop tem fornecido movimentos para eu pensar no meu equilíbrio. Na minha reflexão, eu penso que o treinamento de Coaching tem me feito pensar mais na minha equipe, enquanto eu estou aqui trabalhando, discutindo com outros gestores, eu tenho pensado no reflexo disso na minha equipe. É um movimento que me deixa mais feliz profissionalmente, porque quando você começa a enxergar o ambiente e a qualidade, este olhar é percebido. Este treinamento tem propiciado enxergar as coisas de outra maneira, entendo agora que a plenitude da mesma forma que é para o trabalho, é também para a vida pessoal, o maior benefício é entender que precisa haver equilíbrio entre as coisas. No momento que você começa a exercitar este equilíbrio, você se transforma e chega próximo da plenitude. Considero estes Workshops bem organizados e com estratégias interessantes, duas questões me aproximam e me estimulam muito neste movimento de participação, uma é a oportunidade de estar em um movimento colaborativo, pois é nesta alternância de sentidos que você realmente se constitui. A outra é a possibilidade de poder parar e fazer um movimento de autorreflexão. O mundo moderno e esta vida cotidiana que vivemos, vão nos engolindo aos poucos e você não para de dizer assim: – Bom, eu sou assim, ou eu estou assim, como é que estas coisas se refletem, ou não, no meu desenvolvimento? Enfim, estar com as pessoas em um movimento de colaboração e de troca de ideias, de contato com outras configurações e sentidos, é um ponto que considero válido e o outro é a oportunidade de me autoconhecer. Eu recomendaria um treinamento de Coaching para todas as pessoas, independente do seu seguimento profissional, eu que sou um homem que tem uma história de trabalho na vida toda, acho que particularmente todos os professores deveriam fazer um treinamento de Coaching para entender sua sala de aula, para entender o movimento da sua escola e para entender o movimento de interação que se desenvolve na comunidade educativa, mas não só para professores, ele é importante para gestores e para todos aqueles que querem fazer com que suas equipes se transformem.”

Trabalho em Equipe

 “- Certamente recomendo este encontro para os outros, como já o fiz!”

Ir. Helena Gesser

Inspetora Chefe da Insp. Santa Catarina de Sena – São Paulo – SP

“Gostei bastante, achei muito válido para mim e para equipe, pois existe uma necessidade de termos um compromisso de trabalharmos em equipe e isso exige responsabilidade, partilha e diálogo. Lidar com pessoas não é fácil! Sobretudo para termos uma gestão compartilhada, onde as pessoas não pensam só em si mesmas, mas no projeto em geral.”

“Este encontro nos leva ao aprofundamento como pessoa e a um autoconhecimento, mas também ao respeito, a acolhida e a valorização do outro. Eu sou importante, mas o outro também é importante e as diferenças enriquecem o trabalho em conjunto. Para mim estamos atingindo os objetivos. A pessoa acreditando mais em si e em suas potencialidades também terá condição de valorizar a outra pessoa que trabalha com ela. Este trabalho em equipe favorece e corresponsabiliza muito mais a nossa missão educativa. Com este trabalho a equipe também está criando vínculos afetivos. Existe a partilha do conhecimento, a partilha do saber, mas também a experiência da convivência. A partilha das experiências de cada um está fortalecendo entre nós uma maior simplicidade e uma maior comunhão de vida. Todos estão envolvidos em projetos comuns, sem tantos interesses pessoais, isso possibilita uma busca maior de confiança e respeito, valorização do outro e transparência. Certamente recomendo este encontro para os outros, como já o fiz, pois está sendo muito válido e gerando uma satisfação por parte das pessoas.”